Rodrigo Neves: Covid está sob controle; não haverá novas restrições

Secretário de Saúde de Niterói afirmou que número de casos está caindo, mas dados da Prefeitura mostram crescimento


O Prefeito Rodrigo Neves ao fundo, com o secretário Rodrigo Oliveira, em primeiro plano


O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, dedicou boa parte do tempo de sua transmissão em rede social, nesta segunda, 9, para assegurar que a cidade mantém controle sobre os casos da Covid e desmentir especulações de que o município poderia voltar a adotar medidas de restrição. Sem informar a origem da informação, que atribuiu “aos mesmos de sempre”, o Prefeito assegurou que não há nenhuma possibilidade de que seja adotada qualquer medida de restrição nos próximos dias e até o fim do mandato dele.


- Não há qualquer possibilidade que haja um agravamento situação no horizonte nem agora nem até a conclusão do meu mandato no dia 31 de dezembro - afirmou o Prefeito.


Para tanto, citou a melhoria do índice de monitoramento da Covid, que estaria em 5,38 - mais perto do índice 5 necessário para sair do Amarelo-2 para o Amarelo-1 e mais distante do Laranja, estágio mais grave, que começa em 10 pontos.


O Secretário Rodrigo Oliveira, chamado a auxiliar o Prefeito durante a transmissão, disse que o número de casos da doença está “tendendo para a diminuição”, mas não apresentou nenhum dado sobre a evolução da doença. Na verdade, a informação difere do que aparece no último relatório de monitoramento da Covid, datado de 5 de novembro, que aponta aumento no número de casos: de 530 para 544. O aumento também aparece nos boletins diários divulgados pela Prefeitura, que registrou 553 casos na quadragésima-quinta semana epidemiológica, o pior resultado desde julho.


O Prefeito e o Secretário se referiram ainda à baixa ocupação de leitos hospitalares. A anunciaram que há 90 pessoas internadas, enquanto o relatório que Rodrigo Neves tinha nas mãos, a planilha de monitoramento da Covid, indica a existência de 247 internados, 140 em UTIs, 107 em leitos hospitalares, nas redes pública e privada.


O Prefeito disse ainda que o número de mortos divulgado diariamente muita vezes se refere a casos antigos, que só agora foram confirmados. Na última semana epidemiológica foram 13 mortos.


Ao final, Rodrigo Neves tranquilizou o comércio no sentido de que não há previsão de nenhuma medida restritiva. Ao mesmo tempo que pediu a ajuda dos comerciantes para seguir os protocolos de proteção.



© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.