São Gonçalo recebe segunda edição de festival literário, agora online

FLISGO terá palestras, debates, saraus, teatro e até um e-commerce

Foto Pixabay


A edição de 2020 do Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo) tem início nesta sexta-feira (20), com a apresentação em espaços virtuais alternativos de painéis e conversas com participantes de vários estados brasileiros e de diversas partes do mundo.


Este ano, nomes conhecidos do meio artístico e cultural confirmaram presença, como Hélio De La Penã, Rodrigo França, Jana Guinond, Ilea Ferraz, Adalberto Neto, Helena Teodoro, Verônica Marcílio, Luis Erlanger, Luciana Savaget, Patrícia Santos, Katiúscia Ribeiro e professor Babalawo Ivanir dos Santos.


Dentro do contexto planetário atual, as narrativas terão como tema o assunto "Desafios e alternativas". A proposta é entender e discutir, cada um em sua linguagem artística, os desafios que se apresentam. Além de buscar, de forma coletiva, alternativas para a cultura e para a realização de trabalhos artísticos, descentralizando, desmarginalizando e potencializando ações efetivas.

Funcionário de aeroporto e escritora de "primeira viagem" como participantes

Mas se engana quem pensa que o evento é voltado apenas para nomes conhecidos. Funcionário de uma rede de supermercados na área de Tecnologia da Informação, Altamir Costa participa do evento pelo segundo ano seguido. O autor do livro "Minha Poesia é Você" acredita que, mesmo que o evento seja online, os participantes se sentirão motivados com o caráter plural do encontro.

Jornalista de formação e com especialização na área de pedagogia da educação, Costa atualmente trabalha no aeroporto de Maricá como técnico de operações aeroportuárias, mas segue planejando novas obras. Por causa da pandemia, precisou adiar o lançamento de dois livros praticamente concluídos. Então ele resolveu relançar a obra feita no ano passado em formato digital.

-Este ano eu tive que adiar o lançamento de dois livros em função de tudo que acontece no mundo. Seria mais um livro de poesias e um outro voltado ao público infantil. Em outubro, eu e a editora até pensamos em dar uma acelerada nos planos, mas a alta do dólar fez o preço do papel disparar muito. Por isso, optei em trabalhar divulgando o "Minha Poesia É Você", que foi lançado ano passado justamente na Flisgo. Por essa razão que este ano ele será relançado como e-book - contou o escritor.

Jornalista acostumada a escrever sobre literatura em um veículo da cidade, Cyntia Fonseca estreia no evento junto com seu primeiro livro, "Coração de Cleópatra". Ela conta que precisou lidar com um fator inesperado para concluir a obra ainda este ano: a maternidade.

-Descobri que estava grávida no final do ano passado e fui pega de surpresa. Para piorar, veio a pandemia e o cenário ficou do jeito que a gente sabe. Então tive que correr pra terminar de escrever meu livro, que já estava bem adiantado, só que precisava de uns ajustes finais para concluí-lo. Aproveitei o período de férias do trabalho para resolver tudo, porque depois que minha filha nascesse seria impossível finalizá-lo - conta uma risonha Cyntia, que é mãe da pequena Maria Flor, de apenas 4 meses de vida.

O Festival Literário de São Gonçalo, assim como em sua primeira edição, mais uma vez contará com manifestação de diversas linguagens como teatro, dança, contação de história, saraus, lançamento de livros etc. E, este ano, o FLISGO inova, como o primeiro festival online que apresenta uma página de e-commerce completamente voltada para o evento. Em parceria com a Milanesa Store, o FLISGO disponibilizará, durante todo o mês de novembro, os lançamentos que acontecerão no evento, além de diversos títulos em formato físico e ebook dos autores participantes, sempre com a ideia de dar visibilidade aos autores independentes e suas obras.

Para quem quiser acompanhar o evento em tempo real, o canal "Q-Cria!" fará as transmissões pelo Youtube. Além disso, é possível acompanhar pelo Instagram através do @flisgo e também do @culturamilanesa

728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.