Saudades de show? Confira lives que acontecem em Niterói no feriadão

Na pandemia, palcos da cidade se abrem para arte e entretenimento de forma online


Por Suzana Moura


A banda de Niterói faz live durante o feriadão na cidade


Durante o período de distanciamento físico por causa da pandemia de Covid, as lives - transmissões ao vivo - ganharam destaque jamais visto, levando cultura e entretenimento a quem está em casa. Em Niterói, foram dezenas de apresentações nos principais palcos da cidade, desde o início da pandemia.


Leia também: Feriadão terá chuvas isoladas e temperatura mais amena em Niterói


O Secretário Municipal das Culturas, Victor De Wolf, explica que as lives têm sido um canal de aproximação dos artistas com o público.


-Em tempos de pandemia é uma saída inteligente para manter os artistas trabalhando e gerando renda para a cadeia produtiva do setor e também pra quem está em casa, que consegue passar por esse período com arte e cultura.

Para André Diniz, presidente da Fundação de Arte de Niterói, as lives são fundamentais para o artista ter contato com seu público, além de criar um fluxo de sobrevivência e de apoio ao setor cultural.


-Temos mantido as lives para isso, pois, através das redes, proporcionamos interação e ajuda para o artista enfrentar este momento difícil de pandemia, pelo qual estamos passando - conta André Diniz.


Diversos nomes conhecidos da MPB passaram pelo palco dos principais espaços de cultura de Niterói, como Pedro Luís, Zelia Duncan, Pedro Ivo, Sofia Oliver e Marvio Ciribelli.


O feriadão está repleto de lives. Preparamos uma lista das que vão acontecer e das que tiveram grande repercussão:


Dia 9 de outubro, às 20h: O CaRIOca ProgFestival 2020 chega ao Theatro Municipal de Niterói, com transmissão ao vivo, reunindo duas bandas: ANXTRON e SEQUAZ, ambas de Niterói, trazendo o rock progressivo ao palco do espaço. O público poderá acompanhar a apresentação, através do facebook do Theatro Municipal e da Cultura Niterói.


Dia 10 de outubro, às 18h: Sofia Oliver, cantora e compositora, se apresenta no projeto “Música no Terraço”. A cantora começou seu caminho no mundo da música se apresentando nas Igrejas de bairros e, com apenas 8 anos, já se aventurava com suas próprias composições. O público poderá assistir ao show no instagram (@ccpcm) e no facebook (Centro Cultural Paschoal Carlos Magno).


Dia 10 de outubro, às 16h: A peça infantil Contação de História: Foguetinho Azul - Visconde de Sabugosa e Emília, será exibida na sala Carlos Couto e promete arrancar gargalhadas da criançada. A live poderá ser acompanhada pelo Instagram @salacarloscouto


Dia 11 de outubro, às 17h: Em mais uma edição do Bate-papo na Sala, o jornalista Beto Feitosa recebe o violonista Rogério Souza, na sala Nelson Pereira dos Santos, dando continuidade a seu projeto de entrevistas. O violonista de 7 cordas, compositor e arranjador, é um dos grandes representantes da linguagem carioca do violão Brasileiro. O público pode acompanhar pelo facebook @salanelsonpereiradossantos.


Dia 13 de outubro, às 17h: O Blues de Nanda Moura vem agitar as redes sociais da Sala Nelson Pereira dos Santos, uma das grandes revelações do Blues nacional, oriunda de uma família de músicos, começou profissionalmente na música aos 9 anos de idade, quando se apresentava com seu pai, em sua cidade natal, Limoeiro do Norte, Ceará. Gravada ao vivo no palco da Sala, mas sem a presença do público, a apresentação pode ser acompanhada pelas redes sociais @salanelsonpereiradossantos.


Dias 13 e 15 de outubro, às 18h: Oficina de criação de sucatas na Sala Carlos Couto com Emilson Nunes dos Santos, Animador Cultural, que vai ensinar como é possível transformar sucatas, reaproveitamento de papelão, garrafas pet, em brinquedos e objetos utilitários e de decoração. Plataforma de exibição: instagram @salacarloscouto


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.