Governo do Estado registra mais mortes por Covid em Niterói do que a Prefeitura

Painel do Coronavírus aponta recorde de 51 mortes na semana e um total de 802 óbitos na cidade, contra 715 declarados pela Prefeitura

Gráfico de mortes em Niterói por semanas epidemiológicas da Secretaria Estadual de

Saúde: recorde de 51 óbitos na última semana


A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro reportou, neste sábado (23), um novo recorde no número de mortes em Niterói: 51 óbitos na última semana, a semana epidemiológia 3. O acompanhamento é feito por data de confirmação da doença, como todo o mapamento da OMS e do consórcio de empresas de comunicação, e também pela Prefeitura de Niterói, nos boletins diários da doença. Os números divulgados pelo município que fecham essa mesma semana, no entanto, são menores: apontam 26 mortes.


A divergência de dados não é nova. A Prefeitura de NIterói já se queixou que a contagem do Estado não tem o mesmo rigor do município. No entanto, é o registro usado como referência pela comunidade científica em todo o Brasil, por apresentar um retrato mais rápido da evolução da doença. Nas contas da Secretaria do Estado, Niterói teve 802 mortes desde o início da doença e o número de mortes desta semana representa um novo pico da doença. Nas contas da Prefeitura, as mortes acumuladas desde o início da doença chegaram neste sábado a 715.