Semana registra salto de 20% nos casos, internações e doentes de Covid em Niterói

Foram 591 novos casos confirmados da doença e 12 mortes em sete dias


Os infectologistas acompanham vários indicadores diferentes para avaliar a gravidade da pandemia na cidade - e de resto no Brasil e no mundo. Monitoram novos casos, mortes, ocupação dos hospitais, letalidade da doença, entre outros. Cada um dos dados registrados revela uma característica da epidemia. Nesta última semana, os números que mais alarmaram os especialistas se referem à velocidade da propagação da doença. Como 591 casos confirmados, 19 internações a mais e 20 pessoas mais em acompanhamento domiciliar. A variação dos casos, mais que o número absoluto, registra um rápido avanço da doença, como não acontecia desde abril.


De acordo com os boletins diários divulgados pela Prefeitura, Niterói teve, na quadragésima-sétima semana epidemiológica, 591 casos da doença, contra 516 da semana passada. Setenta e cinco casos a mais, um aumento de 15%. O número de mortos também voltou ao patamar anterior, depois dos 7 casos reportados na semana anterior, desta vez foram 12.



Dados da Prefeitura mostram o número de casos até a semana passada

O número de mortos nos boletins da Prefeitura até a semana passada


Os boletins da Prefeitura também registraram um salto em relação ao número de internações. No sábado anterior, eram 90; agora são 109. O aumento aqui chega a 20%. Também cresceram os casos em monitoramento domiciliar, passaram de 135 para 155, 20 a mais, em sete dias, novamente alta em torno de 15 por cento.


A Prefeitura divulga também um relatório de monitoramento da Covid no seu site, com os números que servem de base para o enquadramento da cidade nos estágios de atenção. O relatório desta semana ainda não foi publicado - e com frequência exibe números diferentes dos que a Secretaria de Saúde divulga no Facebook. Mas o Prefeito Rodrigo Neves adiantou, na última quinta-feira, 19, que a nota da cidade piorou. Niterói se encontra no estágio de Alerta Máximo Amarelo-2, com um índice total entre 5 e 10. Para avançar para uma fase melhor, precisa reduzir os índice final. Na semana passada, era de 6,3. Segundo o Prefeito, passou para 7,38.


Veja no quadro abaixo como o coronavírus se espelha pelos bairros da cidade:







728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.