Sexta-feira Santa é marcada por cenas de aglomeração no Mercado São Pedro

Às vésperas da Páscoa, niteroienses desrespeitam normas de distanciamento social no pior momento da pandemia

Por Livia Figueiredo

Filas longas no Mercado de Peixe de São Pedro nesta manhã / Foto: Reprodução


O niteroiense aproveitou a manhã desta sexta-feira santa, 2 de abril, quase véspera da Páscoa, para fazer as últimas compras para o almoço de domingo. Mesmo com o pior momento da pandemia da Covid-19, as filas extensas na porta do Mercado de Peixe de São Pedro, na Ponta d'Areia, retratavam a perda do medo do vírus. Pessoas circulavam pelo local, como se fosse uma sexta-feira santa normal. O distanciamento recomendado, de 1,5m, passou longe de ser respeitado.


Mesmo com peixarias e restaurantes oferecendo o serviço de entrega, muitos clientes têm preferido fazer suas compras presencialmente. Em uma publicação compartilhada em um grupo de uma rede social, pessoas criticavam as cenas de aglomeração: "Precisa deixar para comprar o peixe na sexta-feira? Todo mundo na mesma hora? Povo burro do caramba". Outra pessoa, que preferiu não se identificar, retrucou: Ontem estava até pior que hoje".


Leia mais: Mercado de Peixe São Pedro tem longas filas e funciona com restrições


Há aqueles que alertam também para a possibilidade do delivery, como alternativa mais segura para o momento: "O mercado funcionou a semana toda e ainda tem delivery! Na terça-feira eu estive no mercado, estava tranquilo e tinha fiscalização. Mas em plena pandemia o povo ainda cisma de deixar para a última hora. Consciência zero." Há também relatos de solidariedade aos profissionais de saúde: "Depois vão chorar na porta dos hospitais. Coitados dos profissionais da saúde, todos estressados e cansados".

Vídeo: Reprodução de tela


O A Seguir: Niterói já havia publicado nesta semana uma reportagem sobre o intenso fluxo de consumidores no Mercado de Peixe nesta semana que antecede a Páscoa. Um dos comerciantes relatou ao jornal que o movimento tem aumentado a cada dia e que a expectativa é que fique ainda maior até o fim de semana por causa da Páscoa. Dito e feito.


Procurada pelo A Seguir: Niterói, a Prefeitura informa que a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) manteve equipes da Guarda Municipal no entorno do Mercado São Pedro desde às 5h. Ainda de acordo com a Prefeitura, os agentes promoveram o ordenamento urbano, distribuíram máscaras e orientaram os consumidores sobre a importância do distanciamento e da higienização. Um veículo da Guarda Municipal também transmitiu orientações sobre os protocolos sanitários pelo sistema de som.


Leia também: Pandemia se agrava em Niterói, e indicador síntese vai a 11,88