TSE assegura proteção do eleitor contra Covid e segurança do voto

Depois de todos os testes, Tribunal diz que país está pronto para eleição e garante integridade do voto


Ministro Edson Fachin, no TSE


Neste domingo (15), 5.568 municípios brasileiros escolhem Prefeito e vereadores. Tudo pronto, urnas carregadas com os nomes dos candidatos, checadas e entregues. De acordo com o TRE, Niterói terá 1.057 urnas eletrônicas. Além disso, outras 80 ficarão disponíveis como contingência, para substituir urnas que venham a apresentar problemas técnicos.


Leia também: Veja onde votar em Niterói e o que muda nestas eleições com pandemia


Neste sábado, o Ministro Edson Fachin, vice-presidente do TSE, garantiu a segurança da votação e o cumprimento de protocolos sanitários das eleições.


“O sistema foi checado e dado como íntegro e apto para apresentar os resultados, como tem sido feito desde 2002, produzindo confiança. Ele é totalmente sólido. Não há demonstração até o momento que tenha havido qualquer desvio na aplicação concreta desse sistema”, declarou Fachin, segundo nota do TSE.


O Ministro ainda assegurou que cuidados serão tomados para evitar durante a votação a transmissão da covid-19. Ele pediu que todos os brasileiros das cidades onde haverá eleição participem do pleito. “O voto é um instrumento poderoso para admitir ou demitir os gestores públicos de suas cidades. Não deixe de fazer, exceto se houver a recomendação explícita de autoridade sanitária.”


A eleição começa mais cedo que o habitual, às 7 h - e não às 8 h, como usual -, em função das regras de distanciamento. Os eleitores devem usar máscaras e portar caneta própria. Devem também manter o distanciamento determinado nas filas, e evitar horários que possam ocorrer aglomeração. De acordo com Fachin, “os mesários e espaços para votar estão preparados para oferecer segurança no exercício do voto. Comparecer às urnas amanhã é fazer a diferença”, finalizou.


Ao final da votação, às 17h pelo horário local, o presidente da seção eleitoral deve digitar uma senha na urna para encerrar a votação. Em seguida, o equipamento emitirá cinco vias do boletim de urna (BU), que informa o total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral. Assim, começa a totalização dos votos e a preparação dos boletins com os resultados.


728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.