Tuninho Fares: ‘Conheço a Prefeitura como a palma da minha mão’

Candidato do Democracia Cristã a Prefeito de Niterói é servidor há 57 anos


Tuninho Fares, candidato a Prefeito pelo Democracia Cristã, em seu escritório


Funcionário da Prefeitura há 57 anos, Tuninho Fares, do partido Democracia Cristã, já circulou pela cidade. Nascido em Niterói na Rua Barão Amazonas, no Centro, morou também no Fonseca, Barreto, Pendotiba e Icaraí. Hoje encontra refúgio na Ponta d’Areia, seu lugar favorito na cidade, onde mora há 35 anos.


Tuninho já estudou em escolas públicas como Machado de Assis, Hilário Ribeiro, Senac e Colégio Brasil. Hoje ele faz Administração na Universidade Paulista (UNIP). Em sua trajetória na Prefeitura, exerceu várias funções, inclusive cargo de chefia e direção.

- Sou o servidor mais antigo em atividade. Conheço a Prefeitura com as palmas das minhas mãos, fui criado por ela, foi onde conheci a administração pública e onde eu trabalho desde os 15 anos.


Em entrevista ao A Seguir: Niterói, Tuninho conta sobre seus projetos sua relação com a Prefeitura:


A Seguir: Por que o senhor quer ser Prefeito de Niterói?


Tuninho Fares: Quero ser Prefeito de Niterói, primeiro, por amar a minha cidade, onde nasci. Segundo, para levar ao cidadão niteroiense uma nova mensagem política que visa a tirar Niterói da mesmice, trazer inovações para a cidade, principalmente nas áreas da saúde e educação, fazendo os investimentos que nunca foram feitos por nenhum governo até hoje. Vamos fazer com que Niterói tenha a melhor saúde do Brasil, bem como o melhor sistema educacional. Vamos investir também em outras áreas de cunho social principalmente para os deficientes físicos, crianças autistas, com síndrome de down, além de dar uma maior atenção aos doentes mentais e idosos.


O que, por sua formação, pode fazer pela cidade? Qual o seu principal projeto?


Por nossa formação, vamos investir principalmente no social, nas políticas públicas mais necessárias, na mobilidade e acessibilidade e, de modo geral, dar condições para que a população possa viver com mais dignidade. O nosso principal projeto será um grande e forte investimento na saúde, na educação e no social.


Que marca gostaria de deixar para a cidade?


Quero deixar um legado de um governo sem corrupção que mostre a população que sou um governante que venho para serví-la e não para me servir dela. Mostrar também que vou administrar um orçamento, uma verba extraordinária, hoje de mais de R$ 3,6 bilhões, que será exclusivamente destinado à cidade e ao seu povo. Quero sair de cabeça erguida e mostrar que nem todos os políticos são corruptos.


Qual seu lugar favorito em Niterói? A melhor expressão da cidade ou o seu refúgio?


O meu lugar favorito é onde eu moro, a minha querida Ponta d' Areia. É o meu refúgio.


Quem estará no governo com o senhor? O assessor, o colaborador mais próximo, a pessoa de confiança, o primeiro secretário que vai nomear?


O meu assessor, o meu colaborador e a pessoa de minha confiança que estarão comigo no meu governo, agora, não será o primeiro Secretário e, sim, os primeiros Secretários, que serão nomeados de imediato.


© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.