UFF fica em 30º lugar em ranking de universidades da América latina

Instituição aparece entre 166 instituições de 13 países


Por Gabriella Balestrero


UFF: entre as melhores universidades do mundo


A Universidade Federal Fluminense (UFF) alcançou o 30º lugar no ranking das melhores universidades da América Latina de 2020, segundo a revista The Times Higher Education. Fazem parte da lista 166 universidades de 13 países da América Latina e do Caribe. Em relação ao ano anterior, a universidade subiu três posições.

A USP é a mais bem colocada no Brasil, ficando na segunda posição na América Latina. Já a UFRJ ficou em 12º lugar e a Uerj, 25º.


Para o cálculo das colocações, a revista se baseia em cinco parâmetros. São eles qualidade do ambiente de ensino, excelência e influência das pesquisas acadêmicas, transferência de conhecimento para o mercado e percepção da universidade no âmbito internacional, pelo qual é avaliado se a instituição atrai estudantes e pesquisadores de outros países.


A UFF ainda se encontra na posição 201-300 em outro ranking da publicação, que considera as ações de instituições de ensino para se adequar às Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como promoção da saúde e bem-estar e fortalecimento do uso de energia limpa. Nesse, são consideradas 768 universidades de 85 países.


A revista


A Times Higher Education é uma revista britânica de referência na área educacional. Desde 2004, avalia universidades de todo o mundo a partir de 13 indicadores de performance, distribuídos em cinco grandes áreas.


No ranking deste ano para a América Latina, o Brasil alcançou o primeiro lugar em representação, com 61 instituições participantes. O segundo é o Chile, com 30, seguido da Colômbia, que elenca 23 universidades.





728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.