UFF terá aulas remotas a partir de 14 de setembro

Ano letivo de 2020 só será concluído em 10 de maio de 2021


por Gabriella Balestrero


Campus da UFF: aulas remotas vão começar em setembro


A Universidade Federal Fluminense já decidiu como ficará o calendário escolar e administrativo para este ano de 2020, quando praticamente ainda não houve aula presencial por causa da pandemia de Covid-19. Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), o primeiro semestre letivo está marcado para durar de 14 de setembro a 15 de dezembro, enquanto o segundo começa, na verdade, em 2021: de 1 de fevereiro até 10 de maio.


As aulas vão acontecer em caráter remoto excepcionalmente durante a pandemia da Covid-19. Além do planejamento institucional, a universidade pretende preparar a comunidade acadêmica com a capacitação de docentes, auxílio de inclusão digital para estudantes em vulnerabilidade social e também atendimento à saúde mental.

Em nota, a UFF informou que ouviu a comunidade por meio de mapeamento de dados e consulta aos chefes de departamento e diretores das unidades acadêmicas.


“A aprovação dos calendários é um avanço fundamental para reduzir essas preocupações e dar continuidade às atividades acadêmicas, contemplando o corpo discente atual, os ingressantes de 2020 e os futuros estudantes que almejam uma formação universitária”, diz nota da UFF.


Críticas


A Associação de Docentes da UFF (Aduff-SSind) critica a decisão. Em entrevista para o site do sindicato, a presidente da instituição disse considerar uma incoerência aprovar o calendário antes de o Conselho Universitário (CUV) debater o funcionamento da universidade durante a pandemia. “É como escrever um projeto de pesquisa e fazer o cronograma das atividades antes de saber sobre o que é e como vai se dar a pesquisa”, declarou ela.


A entidade também questiona a minuta aprovada na reunião do CEPEx, que prevê a volta do calendário acadêmico. O documento, segundo a associação, não leva em consideração os resultados do ensino remoto durante as Atividades Acadêmicas Emergenciais (ACE), adotadas no período letivo especial para alunos concluintes.




728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.