Vacinação em Niterói começa dia 20 para profissionais de saúde e casas de repouso

Atualizado: Jan 19

Cidade terá mais de 100 pontos de vacinação contra a Covid-19


O Prefeito Axel Grael e o Secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, na reunião com o Ministério da Saúde

ATUALIZADA EM 19/01/2021: A confirmação da quantidade de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde levou as prefeituras e restringir a Fase 1 do Plano de Imunização. As primeiras doses serão inteiramente destinadas a profissionais de saúde da linha de frente, idosos em casas de repouso e pessoas com deficiência em instituições. A vacina NÃO estará disponível em postos e unidades de saúde neste momento. Clique e saiba mais.


Niterói vai participar da primeira etapa do Plano Nacional de Imunização contra a Covid. A vacinação na cidade começará, como em todo o Brasil, na quarta-feira, dia 20, às 10h da manhã. A notícia foi dada pelo Prefeito Axel Grael nesta quarta-feira (14). Nesta etapa, receberão a vacina profissionais de Saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, como casas de repouso e abrigos. Niterói terá mais de 100 pontos de vacinação nesta primeira fase.


A data ainda depende da aprovação da Anvisa, que analisa os pedidos de uso emergencial dos imunizantes, e da chegada, ao Brasil, de doses das vacinas já compradas pelo Ministério da Saúde. Seis milhões de doses da Coronavac, importadas pelo Instituto Butantan, e 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, que serão trazidas da Índia para a Fiocruz.


A vacinação para profissionais de saúde será feita nas unidades onde eles trabalham, sejam públicas ou particulares. Já os profissionais autônomos deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica mais próxima de sua residência, com o documento de registro profissional. Os idosos acima de 60 anos serão imunizados na própria instituição onde vivem, em horários agendados, pela equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. Com a proibição da compra de vacinas, Niterói entrou no Plano Nacional de Imunização do Governo Federal e aguarda a entrega das doses, ainda sem um volume de doses definido. A Prefeitura é responsável pela logística, distribuição nas salas de vacinação, refrigeração, armazenamento e segurança dos insumos.


O Prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que a cidade está preparada para começar a vacinação e conta com equipes preparadas e o material necessário para a aplicação da primeira dose. Ele explicou que, de acordo com o Ministério da Saúde, as doses serão distribuídas igualmente para os municípios, de forma proporcional à população, sem prioridade para as capitais.


- Hoje, mais cedo, participei de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e mais de cem prefeitos, para falarmos do processo de vacinação. A reunião foi promovida pela Frente Nacional de Prefeitos. De acordo com o número de doses que forem recebidas estaremos cumprindo as regras e ordens de prioridade -, explicou Axel em pronunciamento nas redes sociais.



© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.