Vai sair de Niterói no feriado? Não se esqueça dos cuidados com o veículo ao viajar

Ponte calcula que movimento de carnaval terá 1,8 milhão de carros, semelhante ao de tempos sem pandemia


Por Gabriel Gontijo

Verificação dos freios é fundamental na revisão do carro. Foto: Pixabay


É comum donos de carros procurarem fazer a revisão nos veículos antes de um feriadão como o do carnaval. E mesmo com a pandemia tendo provocado a suspensão da folia em Niterói, no Rio e em outras cidades, a procura pelo serviço não teve queda em oficinas mecânicas niteroienses.


Sócia da Nak's Car, no Fonseca, Zona Norte de Niterói, Valesca Argollo, explica que a movimentação de clientes praticamente é a mesma desde antes da pandemia. Já Lucas Pamplona, responsável pela Devant Oficina Mecânica, também no Fonseca, disse que "houve um aumento na semana passada" na procura por serviços de revisão.


Ambos orientam que toda revisão precisa checar itens como freios, fluidos, óleo, filtros, bateria e suspensão. Mesmo assim, há motoristas que se esquecem ou deixam de lado algum componente durante a verificação por entenderam que os cuidados nestes casos não são tão essenciais. E é aí que as dores de cabeça acontecem.


A revisão dos carros é uma das recomendações da campanha do A Seguir: Niterói e da Ecoponte, que recomenda atenção no volante e no coronavírus. Com os deslocamentos restritos para o exterior e outros estados, as viagens curtas de carro passaram a ser uma opção ainda maior para a população neste período de pandemia. A necessidade de cuidados sanitários e distanciamento social recomenda o planejamento da viagem, para evitar paradas desnecessárias ou imprevistas, por manutenção do veículo. Na ponte, o motorista encontra os folhetos com dicas para quem vai pegar a estrada.


Pamplona chama atenção para outra coisa que muitos deixam passar, que é fluido de freio. Ele explica que a preocupação maior é com a pastilha deste item, mas alerta que é necessário ter o mesmo cuidado com o fluido para que todo o sistema de frenagem funcione de maneira eficiente.


- As pessoas se esquecem ou não sabem que o sistema de freio eficaz não depende apenas da pastilha. O fluído é essencial para a frenagem segura e ele deve ser verificado a cada 10 mil km, e substituído com 60 mil km ou um ano. Com o tempo esse fluído vai absorvendo umidade e sua eficácia cai muito. Aqui na Devant temos equipamento próprio para medir a quantidade de umidade presente no fluído e saber se ele ainda está íntegro ou se precisa ser trocado - detalha Pamplona, que acrescenta ser necessário fazer a revisão completa do veículo a cada meses, e não apenas antes de viajar, por haver peças que se desgastam com o tempo, mesmo que o motorista use pouco o carro.

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.