Vendedores ambulantes voltam às ruas de Niterói

Horários serão diferentes para quem trabalha no Centro e nos demais bairros


Ambulantes voltam às ruas. Foto: Gustavo Stephan


A vida volta ao normal. Quase. Ao novo normal, que seja. E nada mais normal que a presença dos vendedores ambulantes nas ruas da cidade. Os cerca de mil vendedores ambulantes regularizados de Niterói - e, junto, os não regularizados - retornam às suas atividades. Na verdade, voltaram antes, já neste sábado, 24. O horário de trabalho combinado será o mesmo do comércio de rua, de 11h às 19h, no Centro, e de 12h às 20h, nos demais locais da cidade. Já para aqueles que trabalham no horário noturno, será de 16h às 22h.


Para preparar o retorno ao trabalho, os ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Ordem Pública assistiram a uma palestra sobre as regras para o retorno às atividades na quarta-feira (22). Além dos protocolos sanitários que devem ser adotados, eles receberam folhetos explicativos e máscaras de uso individual.

A subsecretária de Saúde, Camilla Franco, explicou que o protocolo de cuidados dos ambulantes foi pautado em três áreas: o autocuidado, para que ele não seja contaminado e não contamine; o cuidado com o espaço de trabalho; e o cuidado com a família no retorno para casa.

Entre as principais medidas, o uso da máscara e do escudo facial, uso do álcool em gel para higienização das mãos, do local de trabalho e das peças, além do cuidado reforçado com roupas e sapatos ao entrar em casa. Os ambulantes deverão respeitar o distanciamento de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas em lugares fechados e de 1,5m ao ar livre.



© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.