Zonas eleitorais de Niterói recebem urnas eletrônicas neste sábado (14)

Aparelhos estão bloqueados e só poderão funcionar na manhã de domingo

Em caixas lacradas, urnas eletrônicas deixam polo de distribuição do TRE no Rio. Foto Agência Brasil

A distribuição das urnas eletrônicas para as zonas eleitorais do Estado do Rio começou na manhã deste sábado (14), sendo que o primeiro lugar a recebê-las foi o pólo eleitoral do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Já em Niterói, os aparelhos foram entregues na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro, também na manhã deste sábado.


Leia também: Veja onde votar em Niterói e o que muda nesta eleição com pandemia

Segundo o TER-RJ, em todo o estado são mais de 36 mil urnas, incluindo os equipamentos reservas, que só serão usadas em caso de defeito. Os testes tiveram início na quarta-feira (11), quando números e fotos dos candidatos foram carregados. Neste domingo, quando será realizado o primeiro turno das eleições, eleitores votarão para vereador e Prefeito.


As urnas ficam bloqueadas e estão programadas para começar a funcionar às 6h de domingo (15), que é o horário em que os mesários vão chegar para trabalhar e emitir a zerézima. Este documento é a prova de que não há qualquer voto computado antes de as seções abrirem.

Em entrevista coletiva concedida na manhã deste sábado, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Cláudio Dell Orto, reforçou que a votação é segura.

-A urna não se comunica pela internet. Então, não há qualquer problema, não há como entrar um hacker na urna eletrônica. Estejam cientes de que estão colaborando para construir a democracia mais segura do mundo. A Justiça Eleitoral brasileira hoje tem toda a tranquilidade de afirmar que o sistema das urnas eletrônicas é totalmente seguro. Ele é rápido e traz o resultado em tempo recorde - disse o vice-presidente do TRE-RJ.

Já na sede do TRE-RJ, no Centro do Rio, também na parte da manhã, juízes eleitorais, representantes do Ministério Público e de partidos políticos acompanharam o sorteio de 15 urnas para auditoria. O objetivo é confirmar que o sistema está funcionando. Cinco urnas serão retiradas dos pólos eleitorais ainda neste sábado e serão levados para a sede do tribunal pela Polícia Federal. As outras dez passam por auditoria nos próprios locais de votação.


728x90.gif

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.