Chuva danifica tenda de posto drive thru de teste de Covid no Cafubá

Prefeitura diz que quem já tinha agendado tem sete dias para fazer o exame As chuvas que caíram nesta terça-feira (22) em Niterói e vão continuar hoje tiraram de operação o único posto de drive thru para testagem rápida de Covid-19 que continuava funcionando na cidade, no Cafubá. Um morador que tinha agendado o exame pelo aplicativo Dados do Bem foi até o local e, chegando lá, não conseguiu fazer o teste. Um dos atendentes informou que a chuva danificara uma das tendas onde é feito o exame. - Saí de Icaraí para ir fazer o teste, sem ter recebido qualquer aviso pelo aplicativo, e só chegando lá fui informado que não poderia fazer. Perdi tempo, muito tempo por causa da chuva, e vou ter de voltar a tentar noutro dia, mas não sei se nesta quarta já estará funcionando nem como checar isso - contou o paciente sob suspeita de ter contraído Covid, que pediu para não ser identificado. Procurada pelo A Seguir: Niterói, a Secretaria municipal de Saúde informou que inaugurou os dois primeiros postos de drive thru para testagem rápida, em São Francisco e no Cafubá, no dia 3 de junho. O terceiro drive, no Caminho Niemeyer, começou a funcionar seis dias depois, em 9 de junho. A iniciativa, segundo a Prefeitura, estava prevista inicialmente para durar um mês, mas completou 63 dias com os três pontos e um permanece até o momento, o do Cafubá. No total foram realizados mais de 32 mil testes. Ainda de acordo com a Prefeitura, como era uma estratégia temporária com um dos objetivos de alertar para a importância da testagem, ficou definida a redução de dois pontos drive thru na cidade, permanecendo o do Cafubá, que passou a realizar também teste molecular RT-PCR, indicado para quem está com sintomas ativos da doença. O agendamento continua a ser feito por meio do aplicativo Dados do Bem. A testagem rápida é também realizada em mais de 50 unidades de saúde de Niterói, onde há avaliação de profissional de saúde. Ao todo, mais de 90 mil testes rápidos já foram feitos. A Prefeitura esclareceu que, em relação ao problema causado pela chuva, quem recebeu convite para testagem pelo aplicativo Dados do Bem pode retornar ao drive thru em até 7 dias para realizar o exame. O voucher tem validade de 7 dias, ou a pessoa pode ir a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar os exames. Em caso de emergência, a pessoa pode ser atendida nas quatro unidades de referência, como o Hospital Municipal Carlos Tortelly, a Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento das Policlínicas do Largo da Batalha e Engenhoca. A questão, segundo a Prefeitura, já está sendo resolvida e o serviço será restabelecido.

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.