Escolas terão atividades remotas e ensino on line até 2021

Conselho Nacional de Educação recomenda cuidados e reforço no ensino As aulas remotas, atividades on line, não presenciais, poderão ser estendidas até o final de 2021. Enquanto o país discute o momento certo de voltar às aulas, diante da pandemia do coronavírus, o Conselho Nacional da Educação se antecipou e aprovou recomendações para a retomada gradual das aulas e atividades pedagógicas presenciais. Apesar dos planos de governos estaduais e municipais reabrirem as escolas mediante rigorosos protocolos sanitários, o Conselho entende que diante de todas as restrições que vão existir, o retorno não dará conta de toda a necessidade de aprendizado e a presença do ensino à distância será necessária pelo menos até o fim do ano que vem. As aulas presenciais ainda estão suspensas em quase todo os país. Alunos da educação Infantil, Ensino Médio e Superior das redes pública e privada estão tendo aulas e atividades remotas, seguindo as recomendações de distanciamento social das autoridades públicas, para conter o avanço da Covid. Algumas estados e cidades já autorizaram a volta do Ensino Médio, como aconteceu em Niterói, esta semana. Mas as restrições são grandes. O Conselho Nacional de Educação se reuniu para ouvir especialistas e debater o assunto e aprovou um parecer com recomendações para a volta gradual das atividades presenciais nas escolas. O documento foi aprovado por unanimidade e será publicado pelo MEC. O texto apresenta 14 pontos com recomendações, às entidades do Ensino, redes, escolas, professores e gestores. 1.Observação dos protocolos sanitários nacional e locais; 2.Coordenação e cooperação de ações entre os níveis de governo; 3.Estabelecimento de Redes Colaborativas entre níveis educacionais e entidades públicas e particulares; 4.Coordenação territorial; 5.Estabelecimento do calendário de retorno; 6.Planejamento do calendário de retorno; 7.Comunicação, com ampla divulgação dos calendários, protocolos e esquemas de reabertura; 8.Formação e capacitação de professores e funcionários; 9.Acolhimento, com atenção especial a todos os alunos e considerando as questões socioemocionais, que podem ter afetado muitos estudantes, famílias e profissionais da escola durante o isolamento; 10.Planejamento das atividades de recuperação dos alunos; 11.Flexibilização acadêmica, considerando a possibilidade de planejar um continuum curricular 2020-2021; 12.Coordenação do Calendário 2020-2021; 13.Flexibilização regulatória, com a revisão dos critérios adotados nos processos de avaliação com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono escolar; 14.Flexibilização da frequência escolar presencial.

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