Plaza Shopping Niterói reabre e anuncia novos serviços de entrega

Superintendente diz que o importante, agora, é dar segurança ao consumidor; a retomada será gradual Por Carolina Ribeiro Plaza Shopping reabre depois de cem dias e cria novos serviços Depois de mais 100 dias fechado, por força das medidas de isolamento para combate à Covid, o maior centro comercial da cidade, o Plaza Shopping reabriu nesta quarta-feira, ao meio dia, cercado de cuidados sanitários e operando com metade de sua capacidade, de meio dia às 20 h. A praça de alimentação e os cinemas continuam fechados. Mas novos serviços foram adotados, como o drive-thru e o delivery. Em entrevista ao A Seguir: Niterói, o Superintendente do Plaza Shopping Niterói, Rafael Montenegro, conta como foi a preparação para a reabertura do centro comercial e os desafios para manter as lojas de pé. Ele sabe que o retorno do movimento será gradual, mas garante que não tem pressa. E afirma: o Plaza Niterói está pronto para receber os visitantes de forma segura, com aferição da temperatura e meios que evitem a aglomeração e a transmissão do vírus. O período fechado levou empresários e gestores a planejar novos meios de se pensar o comércio. No próximo mês será lançado o Marketplace do Plaza Shopping Niterói, um sistema de compras que permite a entrega em até 24 h. A Seguir: Por causa do coronavírus, o Plaza Niterói precisou fechar suas portas por mais de 100 dias, até que a cidade atingisse agora o nível amarelo 1. Como a pandemia impactou o shopping e os comerciantes? Há estimativa dos prejuízos? Rafael Montenegro: Estamos lidando com um cenário totalmente atípico e nunca visto no setor. Não temos base de comparação para tecer expectativas e a companhia, por ser uma empresa de capital aberto, não faz previsões de venda de acordo com a legislação vigente. A brMalls lançou o programa Juntos pelo Varejo, um conjunto de iniciativas de apoio aos lojistas para que tenham condições de enfrentar esse período desafiador e impulsionar a sua retomada de vendas. As ações incluem desde uma política comercial agressiva com desconto e isenção no aluguel e redução do custo condominial à intermediação de linha de crédito e identificação de modelos de venda mesmo com as lojas fechadas. Muitos setores e profissionais de áreas diversas precisaram se reinventar para manter seus negócios em dia. O delivery, por exemplo, foi a aposta para a maioria dos empresários. Qual foi a recomendação do Plaza Niterói para seus lojistas? Nesse período, estamos nos empenhando como companhia na aceleração das estratégias digitais e de multicanalidade, como vendas não presenciais, como Delivery Center, os produtos comprados podem chegar no endereço escolhido pelo consumidor até no mesmo dia. O drive-thru é um outro canal usado para serviços essenciais e alimentação. Uma novidade que vamos lançar no próximo mês é o Marketplace do Plaza Shopping Niterói. O produto é retirado do estoque da loja do shopping e a entrega é feita até 24h. Apesar da liberação de reabertura pelo Governo do Estado, os shoppings de Niterói só puderam reabrir neste dia 1º de julho, ao contrário do que aconteceu no Rio e em São Gonçalo. Como o Plaza Niterói se reestruturou para essa volta? Os shoppings poderiam ter sido autorizados a reabrir antes? O Plaza Shopping Niterói retoma as atividades a partir desta quarta-feira (1º), conforme determinação da Prefeitura Municipal de Niterói. O shopping vai seguir com os novos procedimentos e medidas de prevenção e funcionará em horário reduzido, das 12h às 20h. O Plaza reitera a necessidade de uma retomada consciente e informa que cumpre um protocolo rigoroso de higienização, em linha com o da Abrasce que foi validado pelo Hospital Sírio e Libanês. Para o senhor, como os prejuízos causados pela pandemia ao comércio poderão ser sanados? Há respiro para a economia em meio ao coronavírus? Sabemos que a retomada do movimento será gradual. Nossa preocupação neste momento é com os nossos clientes, lojistas e colaboradores e seguir as orientações das autoridades de saúde e as determinações do poder público. Temos certeza de que o fluxo e as vendas voltarão com o tempo. Não temos pressa. O importante agora é passarmos a tranquilidade para o consumidor que o nosso shopping, de fato, é um local seguro para ele e sua família. O que esperar do Plaza Shopping daqui para a frente? Qual o aprendizado da pandemia? O comportamento do consumidor está mudando e estamos atentos a esse movimento. O Plaza está atuando em diversas frentes para colaborar com o ecossistema do varejo. Podemos citar como exemplos o Ciclo do Bem - ação de compra antecipada com ganhos de 20% de cashback -, a aceleração da integração do varejo físico ao e-commerce nos shoppings. Um dos nossos principais compromissos é compreender com mais profundidade as reais dores do lojista, estando próximos para contribuir com soluções que podem gerar ganho de receita. Cidades que optaram pela reabertura dos shoppings no estado, como Rio de Janeiro e São Gonçalo, e também cidades de São Paulo registraram grande aglomeração e chegaram a ser notificadas por isso. O Plaza Niterói estuda algum plano de retorno para que sejam evitados aglomerações e possíveis contágios? Estamos preparados e com cuidados redobrados para receber com segurança não só os clientes, mas também os lojistas e colaboradores. Adotamos um protocolo rigoroso de higienização para a saúde e o bem-estar de todos que frequentam o Plaza. Para isso, estamos trabalhando duro para gerar essa percepção desde o primeiro momento da reabertura. No Plaza já implementamos esse protocolo nas últimas semanas. São eles: Cuidados pessoais Uso de máscaras por todos os lojistas e colaboradores do shopping; Divisão de acrílico nos locais da administração com atendimento direto ao cliente; Disposição de álcool em gel em todas as áreas do shopping; Aferição de temperatura corporal nos principais acessos;

Higienização Higienização de todas as áreas do shopping com substância à base de ozônio, solução altamente desinfetante, e aplicação de quaternário de amônio, a cada 72 horas; Reforço na limpeza de corrimãos e maçanetas; Uso de filtros biológicos e pastilhas antibactericidas nos condicionadores de ar; Disposição de pias com água e sabão na(s) Praça(s) de Alimentação, que nesse momento só funcionarão para delivery, drive thru e take away; Desativação dos bebedouros; Tapete de higienização de sola de sapato nos acessos do shopping;

Acessibilidade Automação das cancelas de estacionamento para evitar acionamento de botão; Demarcação de espaço no chão para garantir distanciamento nas filas; Sinalização de distanciamento nas escadas rolantes e elevadores; Disposição de álcool em gel nos elevadores para limpeza das mãos após acionamento de botões; Aferição de temperatura corporal com câmeras com sensor infravermelho importadas da China.

© 2020. A Seguir Niterói. Todos os direitos reservados. Site por Grazy Eckert e João Marcos Latgé.